TEMA: One Art
Nossa aula online e ao vivo foi, quarta-feira, 16/09/2020 às 07:30h
Aula online a vivo
UNIDADE TEMÁTICA:
Compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua
Estrangeira/Inglês.
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Gênero discursivo poema
CONTEÚDO:
Poema
HABILIDADE(S):
Ler poemas através de diferentes estratégias de leitura, tais como:
scanning, skimming, palavras cognatas etc.
Compreender o sentido das palavras, expressões, estruturas gramaticais
presentes e informações implícitas em poemas.
METODOLOGIA:
O
objetivo dessa aula é trabalhar com o gênero discursivo poema. Para tanto, nos
serviremos de atividades elaboradas com o intuito de tentar explorar tanto a estrutura
da língua quanto o que os textos nos permitem compreender, ou seja, os sentidos
que ele evoca.
MATERIAL:
POEMA E
POESIA
O poema é
um gênero discursivo, geralmente, escrito em versos. Cada conjunto de versos é
chamado de estrofe. Uma outra característica são as rimas, apesar de que elas
não são obrigatórias. Pode-se muito bem escrever um poema sem que existam
palavras rimando umas com as outras.
Por ser
um gênero literário, os poemas podem possuir metáforas, gradações e outras
figuras de linguagem e recursos de estilo. Nesse sentido, esse gênero possui um
trabalho peculiar com a linguagem e costuma refletir o tempo presente e seus
impactos sobre a sociedade.
Já a
poesia é entendida por ser uma atitude subjetiva. É o aspecto imaterial do
texto. Pode-se encontrar poesia em diferentes produções, tais como canções,
cenas de filmes, crônicas, contos etc. Assim, não é preciso ser um texto
escrito em verso para ser poético. Uma carta pode ser poética, pode ter poesia.
Voltando
ao poema, comentamos que seus exemplares, de forma geral, possuem um trabalho peculiar
com a linguagem. É comum, por exemplo, o uso de metáforas e gradações, assim
como de diferentes recursos de estilo, tal como a repetição de termos ou
expressões.
Poema
para análise
ONE ART
By
Elizabeth Bishop
The art
of losing isn’t hard to master;
so many
things seem filled with the intent
to be
lost that their loss is no disaster.
Lose
something every day. Accept the fluster
of lost
door keys, the hour badly spent.
The art
of losing isn’t hard to master.
Then
practice losing farther, losing faster:
places,
and names, and where it was you meant
to
travel. None of these will bring disaster.
[…]
https://www.youtube.com/watch?v=wR_WeK_XwIQ
ATIVIDADE AVALIATIVA:
As atividades avaliativas têm uma semana de prazo para a resolução. @
alun@ será avaliado em 100% do valor da atividade se entregar no prazo. O
atraso de uma semana além do prazo estabelecido acarretará em um prejuízo de
10% da nota e assim por diante até chegar a ser avaliado em tão somente 60% da
nota. O prazo limite máximo é o fechamento do III Bimestre.
Organize a agenda e realize tudo no prazo para evitar prejuízos e
constrangimentos.
CLIQUE AQUI para realizar a atividade avaliativa dessa
aula.
Prazo: até 23/09/2020.
Para verificar quem realizou essa atividade CLIQUE AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário