Currículo Inglês 3º ano

Matriz de Eixos Temáticos, Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme o Currículo Referência de Goiás.
3º Ano




Adaptação curricular para 3º Ciclo do Regime de Aulas não Presenciais

EIXOS TEMÁTICOS 

Compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua Estrangeira/Inglês 

Compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua Estrangeira/Inglês. 

CONTEÚDOS

Conectivos 

Verbos de opinião 

Verbos modais que indicam possibilidade 

Voz passiva 

Tempos verbais em Língua Inglesa

HABILIDADES

Ler artigos de opinião, utilizando diferentes estratégias de leitura, bem como compreender o sentido de palavras, expressões e as estruturas gramaticais presentes no texto. 

Identificar a presença da questão polêmica nos artigos de opinião, como também reconhecer a estrutura textual dos artigos de opinião (exposição, argumentação, conclusão). 

Dar opiniões sobre assuntos polêmicos diversos. 

Ler sinopses de livros ou filmes, utilizando diferentes estratégias de leitura, tais como: scanning, skimming, palavras cognatas etc. 

Inferir o sentido de palavras, expressões, estruturas gramaticais, assim como informações implícitas e informações diversas. 

Fazer uso dos tempos verbais apropriados e dos elementos de coesão para a produção e escrita de pequenas sinopses de algum livro ou filme. 

Reescrever os textos produzidos, visando a clareza, a ampliação de ideias e a presença dos elementos característicos do gênero textual produzido.


I Bimestre

Eixo Temático: Compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua Estrangeira/Inglês.

Conteúdos:

Charges.

Expectativas de Aprendizagem:

Compreensão oral e escrita
Ler charges utilizando diferentes estratégias de leitura.
Inferir o sentido de palavras, expressões e de estruturas gramaticais.
Inferir informações implícitas.
Escutar e compreender orientações, comandos, conversas, histórias etc.

Produção oral e escrita
Produzir uma charge criticando/satirizando um acontecimento ou um problema social, econômico ou político.

Prática de análise linguística
Reconhecer os efeitos de humor presentes nas charges (linguagem figurada, comparações, sarcasmo, ironia, gírias, interjeições, onomatopeias etc.)
Reconhecer o emprego de elementos não-verbais presentes nas charges.


II Bimestre

Eixo Temático: Compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua Estrangeira/Inglês.

Conteúdos:

Reportagens.

Expectativas de Aprendizagem:

Compreensão oral e escrita
Ler reportagens utilizando diferentes estratégias de leitura.
Inferir o sentido de palavras, expressões e de estruturas gramaticais.
Inferir informações implícitas.
Escutar reportagens para retirar informações diversas.
Escutar e compreender orientações, comandos, conversas, histórias etc..

Produção oral e escrita
Escrever uma pequena reportagem sobre um aspecto cultural relevante do município.
Reescrever os textos produzidos visando a clareza, a ampliação de ideias e a presença dos elementos característicos do gênero textual produzido.

Prática de análise linguística
Reconhecer e fazer uso de recursos linguísticos para elaborar diferentes tipos de perguntas e possíveis respostas.
Reconhecer e fazer uso do discurso direto, discurso indireto e indireto livre.


III Bimestre

Eixo Temático: Compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua Estrangeira/Inglês.

Conteúdos:

Artigos de opinião.

Expectativas de Aprendizagem:

Compreensão oral e escrita
Ler artigos de opinião utilizando diferentes estratégias de leitura.
Inferir o sentido de palavras, expressões e de estruturas gramaticais.
Inferir informações implícitas.
Escutar e compreender orientações, comandos, conversas, histórias, etc.

Produção oral e escrita
Dar opiniões sobre assuntos polêmicos diversos.

Prática de análise linguística
Reconhecer e fazer uso dos elementos linguísticos utilizados para a construção do argumento (conectivos, verbos de opinião, modais de possibilidade, voz passiva etc.).
Reconhecer a presença da questão polêmica nos artigos de opinião.
Reconhecer a estrutura textual dos artigos de opinião (exposição, argumentação, conclusão).


IV Bimestre

Eixo Temático: Compreensão e produção de diferentes gêneros discursivos em Língua Estrangeira/Inglês.

Conteúdos:

Sinopses.


Expectativas de Aprendizagem:

Compreensão oral e escrita
Ler sinopses de livro ou filmes utilizando diferentes estratégias de leitura.
Inferir o sentido de palavras, expressões e de estruturas gramaticais.
Inferir informações implícitas.
Escutar sinopses para retirar informações diversas.
Escutar e compreender orientações, comandos, conversas, histórias etc..

Produção oral e escrita
Escrever uma sinopse sobre algum livro ou filme.
Reescrever os textos produzidos visando a clareza, a ampliação de ideias e a presença dos elementos característicos do gênero textual produzido.

Prática de análise linguística
Reconhecer a presença dos verbos de opinião e sua finalidade no gênero.
Reconhecer alguns mecanismos de coesão, tais como os conectivos, o emprego de tempos verbais etc..
Fazer uso dos tempos verbais apropriados e dos elementos de coesão para a produção de pequenas sinopses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário